Considerações sobre o soneto




POSFÁCIO SOBRE O SONETO
(Pesquisa ArtCulturalBrasil)

“(...) é que no soneto como na hóstia o corpo do Senhor, se concentra “a alma errante” da poesia, numa perpetuidade de fascinação e de deslumbramento.


Nada mais corriqueiro do que fazer dois quartetos e dois tercetos, rimados, cantantes, mas vazios, sem estruturação adequada, sem aquela indispensável purificação imaterial da cadência, a que chamam, pomposamente, de soneto. Nada mais sublime que fazer um bom soneto. Os rimadores vulgares enxameiam por ai. Os sonetistas de prol, esses são menos encontradiços e constituem a aristocracia da espiritualidade. (...)


(...) não se corre de nós recordar que o soneto teve os seus denegridores. É compreensível a atitude desses iconoclastas: complexo de inferioridade. Despeja impropérios contra o soneto somente quem não possui o dom de o compor, com arte e substância imaginativa.


Cassiano Ricardo, por exemplo, que se tornou um dos agentes do libelo contra esse invencível gênero poético, foi, como todos o reconhecemos, emérito poeta, detentor de invejável opulência lírica, artista de poemas admiráveis, como esse nacionalíssimo “Martim Cererê, mas não conseguiu produzir sonetos dignos da reverência crítica.(...)


Ora, a farândola modernista, implacável na destruição, teve outros focos para a sua irrupção e, salteadamente, explodiu alhures, com o futurismo, o dadaísmo , o imaginismo, o surrealismo, e o ultraísmo, enquanto, dentro das nossas fronteiras, vagia, timidamente, através do concretismo, para o qual, segundo um dos seus mais trêfegos profetas, Haroldo de Campos, “a melodia na música, a figura na pintura, o discursivo-conteudístico-sentimental na poesia são fósseis gustativos que nada mais dizem à mente criativa contemporânea”


Pelo que se vê, no fluxo da linguagem rebarbativa do seu profeta, esse movimento, em vez de concretismo deveria chamar-se concretinismo...


Como quer que seja, o fato é que o Modernismo, por seus vários esgalhamentos, pretendendo acabar com os gêneros de poesia consagrados pelo tempo, logrou extirpar, definitivamente, das nossas letras, fórmulas já caducas, como as baladas, os madrigais, as odes, os rondós, os vilaneetes, as glosas, os motes e outras tetéias dos moldes tradicionais, mas não conseguiu fazer o mínimo arranhão no soneto, propriamente dito, que continua vivo, brilhante, atual, invencível e – digamo-lo sem rebuços – eterno. (...)”
(Rangel Coelho)

Nota: Texto extraído do livro “O Mundo Maravilhoso do Soneto” de Vasco de Castro Lima, Livraria Freitas Bastos S.A. – Rio de Janeiro 1987

José Antonio Jacob - Rio/2007

CONSIDERAÇÕES SOBRE O SONETO

(...) A disciplina do soneto vem seduzindo os poetas de todos os tempos, do Dante ao Petrarca, do Sá de Miranda ao Camões, só para falar de remotos antepassados portugueses e italianos. O mesmo acontece em castelhano, ou em inglês, que aqui é antes shakespeariano, como também acontece no antigo provençal e no francês moderno.

Esta velha escola de uma técnica sempre resistente e sempre renovável, depois do enxurro parnasiano que grassou no Brasil, com exceções da regra, a certa altura pareceu banida pelo afã modernizador de 1922. Logo, porém, voltaria, como voltou, na joalheria de um Jorge de Lima, de um Manuel Bandeira, de um Dante Milano e até de um Carlos Drummond de Andrade. (...)
De Shakespeare a Gregório de Matos, de Bocage a Antero, de Bilac a Raymundo Corrêa – o soneto é a mais rica tentação dos poetas. (...)

(Otto Lara Resende)



Nota: Trecho extraído prefácio do Livro “Outros Sonetos do Caderno” de Tite de Lemos, Editora Nova Fronteira - RJ


TRECHOS ESCOLHIDOS SOBRE O SONETO

“Síntese harmoniosa da quadra, estrofe popular, e do terceto estrofe culta, forma que lembra, em suas duas quadras e seus dois tercetos, a estrutura do coração humano com as suas duas aurículas e os seus dois ventrículos, o soneto é, nos grandes modelos, uma forma eminentemente subjetiva”

(Manuel Bandeira)



"Quando um soneto está pronto, isto significa que uma série de complexas operações mental ocorreu, conseguindo o homem, de uma coisa frágil e ilusória como a palavra, um objeto que resiste à inteligência, à cultura e ao tédio do leitor. Essa peça bem acabada se incorpora à vida de algumas pessoas. A glória do soneto é ser inesgotável."

(Paulo Mendes Campos)

"Para muitos o soneto é inibidor, mas eu acho que é a prova de fogo do poeta. Para mim, ele é um momento de amor, com seus dois quartetos, dois tercetos e a chave de ouro, que é o grande êxtase."

(Paulo Bomfim)

“A arte de fazer sonetos pode ser comparada à arte de enfiar pérolas”

(Rosemond Gérard)

“A quem o sabe compor, o soneto é um quadro pequeno, sim, onde se podem conter, porém, concepções imensas. Tem as limitações do quadrilátero de uma janela – que se abre para o infinito dos horizontes.”

(Heli Menegale)



“Gemem e gritam as mães para que os filhos nasçam; e os filhos choram ao nascer; mas continua sempre a haver mães e a haver filhos. Os sonetos são filhos da dificuldade. Podemos, pois, concordar que, por isso mesmo não é fácil morrerem.”

(Agostinho de Campos)


“O soneto pode ser, quando muito, um “animal bravio” que um bom domador, realmente poeta, pode perfeitamente “domesticar”. Basta que se tenha longa e íntima convivência com suas normas.”

(Gonçalves Crespo)


...“Tudo depende de terem algo de novo para dizer. E se esse “novo” se formaliza, se concretiza no soneto, não há por que fugir da evidência e procurar sucedâneo falso e inadequado. (...) O soneto, universo fechado como um ovo, prestar-se-ia bem para esse reencontro, graças ainda à sua congênita aliança com a música.”

(Massaud Moisés)

“O soneto está em todas a literaturas e, desde o século XIII, resiste a todas as revoluções. Não há, a rigor, grande poeta que não tenha sonetado. (...) O soneto é, a bem dizer, a carta de identidade de um poeta.”
(Otto Lara Resende)





Nota: Textos extraídos do livro “O Mundo Maravilhoso do Soneto” de Vasco de Castro Lima, Livraria Freitas Bastos S.A - Rio de Janeiro, 1987



Enviar sugestões para joseantoniojacob@gmail.com




O Livro
Índice do Poesia de Bolso

Páginas


Sonetos

7/ Desenho (Comentado)
8/ Sonho de Papel (Comentado)
9/ Florzinha (Comentado)
10/ Impulsão (Comentado)
11/ Bolhas de Sabão (Comentado)
12/ Fim de Jornada (Comentado)
15/ Afronta Impiedosa (Comentado)
19/ Sonhando (Comentado)
23/ Quanto Tempo nos Resta? (Comentado)
30/ O Palhaço (Comentado)
33/ O Beijo de Jesus (Comentado)
35/ Natal dos meus Sonhos (Comentado)
46/ Jardim sem Flores (Comentado)
48/ O Vira-lata (Comentado)
51/ Repouso no Sítio (Comentado)
52/ Tédio
63/ Sublimação (Comentado)
64/ Solidão (Comentado)
93 Restou uma Poesia

Quadra
95/ Veritas (Comentado)

Sextilhas
96/ Delírios de Maio (Comentado)
102/ Natal na Rua da Miséria (Comentado)



ESPECIAIS JOSÉ ANTONIO JACOB



PPS Clique no seu Poeta
(Magnífica declamação do artista português José Bento)

O Sono de Pensar
(Poema em versos livres)

Site Cenário de Sentimentos

AVSPE José Antonio Jacob
Homenagem da poetisa Tere Penhabe
(Acróstico Poético)
(Apresentação de Maria Granzoto da Silva)

Resposta ao Passado
(Especial ArtCulturalBrasil)

Mémória de Bibelô
(especial ArtCulturalBrasil)

Além da Porta
(Vídeo de Dorival Campanelle)



TRAILER JOSÉ ANTONIO JACOB

Trailer 1

Poesia de Bolso - Ed. ArtCulturalBrasil/2011





Voltar ÍNDICE